Para realizar checagens de fatos, o belohorizontemg.com se inspira em princípios de fact-checking internacionalmente reconhecidos pela comunidade jornalística e que foram compilados pela International Fact-Checking Network (IFCN). Sendo estes:
- Comprometimento com a transparência das fontes: Queremos que os leitores consigam ser capazes de verificar os fatos por eles mesmos. Daremos publicidade a todos os detalhes necessários para que o leitor seja capaz de replicar nosso trabalho por conta própria, com exceção aos casos em que a segurança da fonte possa ser comprometida. Nesses casos, iremos informar todos os detalhes possíveis.
- Transparência da apuração: Iremos divulgar os caminhos da apuração que fizemos para a realização de nossas checagens.
- Correções honestas: A apuração rigorosa é fundamental em todo trabalho jornalístico e sempre esperamos não cometer erros. No entanto, caso um erro aconteça, nós deixaremos o leitor informado sobre o erro de apuração e suas causas ao atualizar o material com as informações corretas.
- Não partidarismo e equilíbrio na abordagem dos temas: Utilizaremos os mesmos padrões jornalísticos para qualquer fato checado. Deixaremos as evidências guiarem as conclusões.
Além disso, um princípio norteador em nossas checagens é que “caso o repórter não esteja plenamente convencido, a checagem não está suficientemente boa”.
Orientamos nosso time de fact-checking a se colocar na posição de quem frequentemente acredita e compartilha desinformação e tentamos aprofundar e demonstrar nossas verificações e métodos tanto quanto for necessário para que nosso texto final seja capaz de dar o tema por encerrado, do contrário o texto não será publicado.