Obra apresenta reflexões sobre a herança de uma das maiores crises de saúde pública mundial
A Editora Ciências Médicas lança o livro “Pandemia da Trilogia ao Legado” e propõe ao leitor um diálogo sobre o impacto no mundo após essa grave crise sanitária e humanitária. É tempo de pensarmos em algum legado, para que as nossas perdas não tenham sido em vão. A obra foi organizada pelos curadores do Teatro Feluma, Andréa Raso e Jair Raso, que compartilha relatos de 20 autores conceituados de várias áreas.
Na próxima segunda-feira, 27 de novembro, às 19h, o Teatro Feluma realiza lançamento do livro e sessão de autógrafos aberto ao público. Para participar os interessados devem retirar os ingressos gratuitamente na Sympla: bileto.sympla.com.br/event/88807
Trilogia de uma Pandemia
O livro é continuidade da obra “Trilogia de uma Pandemia” lançado em 2021, que apresentou coletânea de textos de profissionais, como médicos, psicólogos, psicanalistas, artistas, estudantes, entre outros, que abordaram recortes do impacto da pandemia na própria vida e no convívio entre as pessoas, naquele momento.
Uma leitura reflexiva
Andréa Raso e Jair Raso organizaram o terceiro ato da “Trilogia de Uma Pandemia”, com os mesmos coautores. A obra “Pandemia da Trilogia ao Legado” foi estruturada a partir da ótica de cada autor, que debruçou o seu olhar sobre o planeta pós Covid-19 e publicou relato sobre a impressão sobre o mundo agora transformado. São artigos que refletem a realidade, vivida de forma especial em cada segmento de atuação.
Jair Raso destaca a honra de contar com os autores nesse novo mergulho, agora em águas menos revoltas do período pós-pandemia. Andréa Raso lembra que durante a construção do livro, revisitou em sua memória recortes da realidade infligida à humanidade e seus possíveis destinos: “Atravessamos tempos que mais pareciam filme de ficção científica. O que poderia ter sido de nós, enquanto Sociedade? O legado é convite ao cultivo de afetos e laços sociais.”
“Pandemia da Trilogia ao Legado” é um livro que mostra um conjunto de olhares diversificados: os relatos, os sentimentos e a esperança da verdadeira superação.
Um trecho do capítulo ‘O aprendizado com a Pandemia de Covid-19’, escrito pelo presidente da Fundação Lucas Machado (Feluma) Dr. Wagner Eduardo Ferreira ajuda a compreender o contexto em que o livro se insere.
Durante a pandemia, senti medo, mas nunca me faltou coragem. Tive incertezas, que não me paralisaram. Estudei e aprendi muito.
Dentre todas as lições aprendidas, ficou patente que as ferramentas de tratamento e prevenção, com a imunização, têm que ser usadas de maneira democrática e universal, com acesso mundial a todos. Ficou claro que as pessoas devem obter informações corretas, de fontes confiáveis e cientificamente sérias. Espera-se que, daqui em diante, todos passem a confiar mais nos protocolos oficiais das agências de saúde e autoridades sanitárias. A politização de situações semelhantes à da pandemia só tem servido para aumentar ainda mais o número de mortes. Mais do que nunca, é imperativo que o ser humano busque na fraternidade seu marco norteador e não deixe que suas ambições pessoais mais uma vez confirmem a máxima de Thomas Hobbes de que o homem é o lobo do homem.
Sobre os organizadores
Jair Raso – Médico, escritor e bacharel em filosofia pela UFMG; membro titular da Academia Mineira de Medicina; professor adjunto e Secretário Geral da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais; curador de arte e membro do Conselho da Fundação Educacional Lucas Machado; diretor da Med&Cena Produções.
Andréa Raso – Curadora do Teatro Feluma; escritora; psicóloga clínica e hospitalar, artista plástica; designer; produtora cultural da Med&Cena Produções.
Sobre os coautores
Ana Lúcia Bahia – Psicanalista, Membro da Escola Freudiana de Psicanálise/Iepsi, Especialista em Psicanálise em Hospital-Fumec.
Clara Arreguy – Jornalista e escritora, autora de 26 livros e criadora da Outubro Edições.
Eduardo Tomaz Froes – Médico, professor de medicina da universidade Unifena; preceptor da residência da cirurgia geral do hospital Júlia Kubitscheck; coordenador geral do pronto socorro do hospital Unimed BH.
Elizabeth Costa Dias – Médica Sanitarista e do Trabalho, Professora aposentada do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, consultora do Ministério da Saúde nos temas formulação de políticas e organização da atenção à saúde dos trabalhadores no SUS. Membro Titular e Vice-Presidente da Academia Mineira de Medicina.
Erika de Oliveira Santos – Enfermeira do SAMU 192 de Belo Horizonte, responsável técnica de enfermagem da Maternidade Odete Valadares e Ex-Coordenadora Estadual da Urgência e Emergência da Secretaria E dual de Saúde de Minas Gerais.
Flávia Pinheiro Machado – Gerontóloga pela PUC-MG e Neuropsicóloga pela USP-SP, membro do serviço de neuropsicologia do Hospital Biocor, do ambulatório de Epilepsia e Esclerose Múltipla do Hospital Santa Casa de Minas Gerais e Professora da Pós-Graduação em Geriatria da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.
Gisèle de Mattos Brito – Psicanalista, Membro Efetivo da Sociedade e Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais (SBPMG), professora no Instituto no Ensino da SBPMF; Coordenadora dos Grupos de Estudo sobre as Supervisões de W.R. Bion na SBPSP; atual Secretária Geral da Federação Brasileira de Psicanálise – FEBRAPSI.
Maria Auxiliadora Bahia – Psicanalista, ex-professora da UFMG, profes- sora da Escola Freudiana de Psicanálise-Iepsi.
Javier Monteiro – Ator; servidor público do Estado de São Paulo; bacharel em Ciências Sociais e Filosofia.
José Carlos Serufo – Médico, Membro Titular na Academia Mineira de Medicina; Membro Titular das Associações Mineira e Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES e SOBRAMES); Presidente da Arcádia de Minas Gerais; Membro Titular da Abrammil; Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
Julio Neto – Servidor Público do Estado de São Paulo aposentado, Especialista em transito.
Larissa Figueiredo Gomes – Psicóloga clínica na Atenção Médica e hospitalar (ATENTIA); responsável pelo CTI e CIHDOTT (Comissão Intra-hospitlar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte.
Maria Auxiliadora Banhia – Psicanalista, ex-professora da UFMG, professora da Escola Freudiana de Psicanálise – Iepsi.
Maria Ida Fontenelle – Psicanalista e artista plástica.
Miguel Gontijo – Artista plástico, bacharel em História e pós-graduando em Artes e Contemporaneidade.
Paulo César Bicalho – Escritor e Diretor de teatro.
Ronald Claver – Escritor, Ex-Diretor Geral do Centro Pedagógico da UFMG; Ex-Diretor do Colégio Técnico da UFMG-Coltec; Ex-Secretário de Esporte da Prefeitura de Belo Horizonte.
Wagner Eduardo Ferreira – Médico especialista em Clínica Médica, Ex-Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Presidente da Fundação Educacional Lucas Machado.
Teatro Feluma
O Teatro Feluma é uma iniciativa da Fundação Educacional Lucas Machado, mantenedora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), e tem por objetivo ampliar oportunidades para que artistas e produtores viabilizem projetos culturais, além de promover a integração das artes ao ensino acadêmico.
Localizado no 7º andar do prédio da FCM-MG (Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro, BH), o espaço abriga o Teatro Feluma – Prof. Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz, com plateia de 396 lugares e preparado para receber espetáculos teatrais, musicais e de dança.
Dentro do propósito de incentivar e favorecer a prática científica e o aprendizado, o novo espaço também terá em sua programação seminários, congressos e outras atividades acadêmicas, integrando arte, ciência e educação. Com forte vocação para propiciar ensino e formação multidisciplinar, a FCM-MG acredita que esta iniciativa amplia o aprendizado ao associar cultura e educação.
Sobre o livro
Título: Pandemia – Da Trilogia ao Legado
Organizadores: Jair Raso e Andréa Raso
Preço: R$ 50 – no dia do lançamento
Páginas: 116