Reunião realizada pela ALMG tem participação estratégica da entidade que representa o cooperativismo mineiro
O assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela da Silva, fez um chamado a entidades produtivas, órgãos públicos e instituições do terceiro setor por mais união e parceria em torno de ações que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O apelo foi feito durante audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no dia 16 de novembro, para debater a implementação dos ODS, não só em Minas, mas em todo o país.
Desde que se tornou signatário do Pacto Global da ONU, em 2015, o Sistema Ocemg tem colocado a implementação dos ODS como prioridade absoluta em seus projetos para fortalecimento do cooperativismo mineiro. “Estamos construindo uma agenda séria e um trabalho pedagógico e educativo com nossos dirigentes, para que todos aqueles que exercem poder de decisão possam ter consciência de seu papel nesse processo”, salientou Magela da Silva, que teve lugar de destaque na mesa, representando o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “O exemplo é fundamental e arrasta. Por isso, assinamos o Pacto Global da ONU e agora focamos nossos programas de capacitação das lideranças cooperativistas na direção do cumprimento das metas”, ponderou.
O cooperativismo tem a responsabilidade social e ambiental na essência de seu modelo de negócios e, por isso, ocupa a vanguarda em iniciativas de sustentabilidade. Em Minas, o setor integra mais de 800 cooperativas que reúnem 2,8 milhões de cooperados e geram 54 mil empregos. Nada menos que 12,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado vem desse segmento. “Temos um dever de casa, que é implementar ações efetivas, com o apoio da Assembleia Legislativa e do Governo de Minas, para consolidação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, reforçou o assessor.
O requerimento para a realização da audiência pública na ALMG foi feito pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PL), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo em Minas. Além do Sistema Ocemg, a reunião contou com a presença de representantes de entidades nacionais, regionais e locais, entre elas: Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais; e entidades que compõem o Movimento Minas 2032, gerenciado pelo jornal Diário do Comércio, cujo o objetivo é compor uma comunidade para construir reflexões e ações efetivas de execução dos ODS.