Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Rede Mater Dei de Saúde conta com primeiro Ambulatório de Dermatologia Pediátrica da rede privada e planos de saúde de Belo Horizonte

Serviço inédito na cidade oferece de consultas agendas e de urgência em dermatologia pediátrica

Desde o início de novembro, encontra-se em funcionamento na Rede Mater Dei de Saúde um serviço inédito. Trata-se do Ambulatório de Dermatologia Pediátrica, o único em Belo Horizonte para atendimento de crianças. Capacitado para o acolhimento e aconselhamento das crianças e suas famílias, o novo ambulatório conta com uma equipe composta por membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com experiência na área de dermatoses infantis.

O projeto do Ambulatório de Dermatologia Pediátrica foi pensado para atender necessidades das crianças, com salas amplas e reservadas que permitem a permanência de acompanhantes. Além da consulta dermatológica agendadas, o ambulatório está equipado para o tratamento de diversas lesões de pele e vai receber, em breve, atendimentos de urgência dos pacientes encaminhados pelo Pronto Socorro Rede Mater Dei de Saúde.

A dermatologista da Rede Mater Dei de Saúde, Júlia Galvão, explica que as doenças dermatológicas mais frequentes entre as crianças são a dermatite seborreica, a dermatite da área de fraldas, a dermatite perioral e dermatite atópica que é um dos principais motivos de busca pelo atendimento em dermatologia pediátrica. “Ela acomete até 20% das crianças”, explica. Segundo ela, algumas dermatoses, se não forem abordadas da forma correta, podem progredir para quadros mais graves.

A médica explica que também existem grupos de lesões secundárias a infecções bacterianas, como o impetigo e a foliculite, a infecções virais – como os molusco contagioso e as verrugas e as infecções fúngicas, que são espécies de micoses que podem acometer a pele, o cabelo e as unhas. Entre as crianças pode haver, ainda, doenças genéticas que apresentam manifestações cutâneas, como a neurofibromatose e a esclerose tuberosa; as doenças autoimunes, como lúpus, vitiligo e alopecia areata.

Existem dermatoses na criança que são preveníveis e outras não. Medidas gerais de cuidados com a pele, de higiene, de hidratação, de banho entre outras são orientações importantes para controlar quadros de doenças preveníveis. “Toda manifestação cutânea na pele da criança deve ser avaliada por um profissional competente para a realização de um diagnóstico e propedêuticas adequadas. Existem inúmeras dermatoses que se assemelham clinicamente e apenas o profissional capacitado tem este conhecimento para distingui-las”, alerta a médica Lara Gambogi, também dermatologista da Rede Mater Dei de Saúde.

O Ambulatório de Dermatologia Pediátrica da Rede Mater Dei de Saúde funciona no Mais Saúde, sempre às quartas-feiras, das 13 às 16h.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Amaral

Marcio Amaral

Profissional especializado em crédito, apaixonado por tecnologia e tenho como proposito de vida ajudar as pessoas. Com formação em Comunicação Social e um MBA em Gestão de Negócios, acumula mais de 13 anos de experiência no mercado digital. Orientado pela busca constante pela seriedade e credibilidade na entrega de informações.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓