Minas Gerais é famoso pelo queijo e o café, mas o estado contribui com muito mais para a economia. As engrenagens giram a toda velocidade para movimentar as commodities, uma riqueza que passa pelo minério, pelo campo e vai ainda mais longe. Os polos econômicos mineiros são apresentados para o público no programa Planeta Minas, da Rede Minas. No formato documental, a atração volta repaginada à grade da emissora pública mostrando atividades que geram emprego, renda e aquecem o mercado tecnológico. A estreia é nesta quinta (21), com o nióbio, um metal que Minas Gerais detém praticamente toda a produção mundial.
Destino de muitos turistas, a terra de Dona Beja, Araxá, está presente em Minas, no Brasil e no mundo. Da jazida de nióbio dessa cidade parte o mineral existente na vida de todos. Estão nos automóveis, construções, em aparelhos de ressonância magnética e até em produtos modernos que utilizam a nanotecnologia. Vão de cosméticos aos superantisépticos capazes de proteger plantas e homens de bactérias e vírus, como o Covid. O repórter Paolo Xavier foi até a cidade do Alto Paranaíba para mostrar essa potência que abastece mais de 40 países.
O programa visitou, também, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, o BH.Tec. Criado há 15 anos dentro da Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolve pesquisas inéditas no país para a aplicação do nióbio além da siderurgia. Ali professores se uniram a investidores para o desenvolvimento de negócios tecnológicos. São produtos voltados à saúde, setor de cosméticos e da agropecuária que representam economia, sustentabilidade e valor agregado à produção mineira.
O programa Planeta estreia nesta quinta (21), às 22h, na Rede Minas. O público também acompanha a atração, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Serviço:
Planeta Minas – Rede Minas
Apresentação: Paolo Xavier
Às quintas-feiras, às 22h, com reapresentação aos sábados, às 20h30
Episódio de estreia sobre o nióbio em Minas Gerais: quinta (21), às 22h
Transmissão: Rede Minas, site redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay
***IMAGENS DE DIVULGAÇÃO NO LINK ABAIXO: