Realizada pelo projeto Campos Culturais, a oficina é destinada a jovens com idades entre 13 e 19 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de novembro de 2023
O projeto Campos Culturais prorroga, para o dia 26 de novembro, o prazo para o encerramento das inscrições para a oficina gratuita de cinema, que será realizada no bairro Granja de Freitas, em Belo Horizonte. As aulas acontecerão de 7 a 10 de dezembro e serão destinadas a jovens com idades entre 13 e 19 anos, preferencialmente moradores da região. Não é preciso ter experiência em cinema ou saber manusear os equipamentos. Os interessados em participar devem preencher as informações no link https://forms.gle/J5iQKe98n1YSuL5V7 ou pelo instagram.com/camposculturais. As vagas são limitadas.
Ministrada pelo cineasta Cris Azzi, a oficina propõe uma imersão no audiovisual e possibilita aos participantes vivenciarem coletivamente todas as etapas da realização de um filme – desde a concepção de uma ideia à escrita do roteiro, manuseio dos equipamentos, produção das cenas, filmagem e montagem dos filmes. Ao final da oficina, a turma terá produzido seu próprio filme, que será exibido para a comunidade.
“As oficinas buscam abrir uma janela de experiências e oportunidades para que os participantes possam criar suas próprias narrativas a partir de seus referenciais e repertórios, memórias, experiências, desejos, histórias de seus territórios, através do cinema, proporcionando uma verdadeira experiência de imersão num tema escolhido coletivamente”, sublinha Cris Azzi.
A proposta do Campos Culturais é potencializar a ocupação dos espaços dentro das comunidades para atividades culturais, esportivas e comunitárias, promovendo o bem-estar e o convívio social entre os moradores. Algumas quadras esportivas da periferia de Belo Horizonte receberão obras de graffiti e muralismo, realizadas por artistas que serão selecionados pelo projeto, além de melhorias na sua infraestrutura. A iniciativa propõe ainda a realização de apresentações culturais e sessões de cinema, abertas a toda a comunidade, de forma gratuita. O primeiro local a receber as ações é o bairro Granja de Freitas, marcando o lançamento do projeto.
O projeto Campos Culturais é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem parceria do Coletivo Levante, apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade.
Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa e