Parceiros

Minas Gerais recebe bairro planejado focado em qualidade de vida

Parque Una Uberlândia resgata o modelo de cidade em que as pessoas ganham mobilidade e precisam menos do carro, contam com serviços e convivem de maneira aberta, sem abrir mão da segurança

A urbanizadora Idealiza Cidades apresenta mais um projeto baseado no conceito do novo urbanismo. Assinado pelo renomado escritório AREAURBANISMO, o bairro planejado Parque Una Uberlândia projeta lançar R$ 350 milhões em VGV (Valor Geral de Vendas) até o final do ano. Inspirado em grandes pensadores como Jan Gehl, Richard Florida e Jane Jacobs, o Parque Una Uberlândia traz o novo urbanismo para Minas Gerais, feito para pessoas em busca de mais qualidade de vida.

A estrutura central do Parque, a Casa Una, que tem projeto assinado pelo escritório MDAD e interiores pelo escritório Todos Arquitetura, será inaugurada no mês de julho. A Idealiza Cidades prevê o lançamento de 30 torres na primeira fase do bairro Parque Una, o equivalente a R$ 3,2 bilhões em VGV. A proposta é trazer soluções inteligentes, com um centro de serviços que movimenta a economia. A previsão é comercializar 4 mil unidades até o final da primeira fase do Parque Una.

O projeto ainda traz espaços públicos de uso misto, moradias, escritórios, restaurantes, comércio, serviços, concentrando tudo o que uma cidade precisa, em uma mesma área. A área verde é outro destaque conceitual em busca de uma vida mais integrada com a natureza. A Floresta de Bolso, assinada pelo paisagista Ricardo Cardim, é uma técnica natural de restauração da Mata Atlântica que busca respeitar a evolução original das florestas, de forma adaptada à escala urbana. Seus objetivos são reconectar a população ao patrimônio nativo, suas formas, texturas, história e sabores, resgatando a biodiversidade original no cotidiano.

O empreendimento ainda resgata o modelo de cidade em que as pessoas ganham mobilidade e podem circular mais a pé e de bicicleta e dependem menos de usar o carro. O bairro conta com segurança, conforto e boa infraestrutura, mas por ser aberto, oferece mais estímulo à diversidade.

O urbanismo feito à mão da Idealiza Cidades inclui os projetos e execução de obras das ruas, paisagismo e lazer, criando um bairro planejado e aberto. Sem portaria, pode ser acessado e frequentado por todos.

“Com um projeto de urbanismo inovador, trazendo segurança e interação diversa em um espaço sem muros, o Parque Una Uberlândia tem a ambição de inspirar, mostrar que a cidade pode ser mais humana e que esse estilo de vida, com conveniência e conforto, é acessível para toda a sociedade”, explica Fabiano de Marco, sócio-diretor da Idealiza Cidades.

Serviços e mobilidade

No Parque Una Uberlândia, haverá opções de restaurante, anfiteatro e estruturas de lazer completas destinadas para a população, como quadras esportivas, espaço pet e kids.

O conceito de novo urbanismo é estudado há mais de 10 anos pela Idealiza e, antes de chegar em Minas Gerais, foi validado com a experiência do Parque Una Pelotas, lançado em 2015 no sul do Rio Grande do Sul. O bairro vem ressignificando a forma como as pessoas moram, trabalham e desfrutam de espaços de lazer. O projeto venceu o prêmio Master Imobiliário 2022 – a mais seleta honraria do mercado imobiliário brasileiro – na categoria de melhor solução urbanística do país.

Agora, a previsão é expandir as operações em diversas regiões do Brasil, com projetos nos próximos anos em São José dos Campos, Porto Alegre e Paulista (Recife).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *