As oficinas culturais gratuitas, que integram a programação, estão com inscrições abertas a partir do dia 06 de março. Espetáculo “Três Fadas Moribundas” e “Mussum, O Filmis” são atrações do projeto na cidade
Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Cultura & Cidadania oferece programação cultural em Carandaí com apresentações de artes cênicas, contação de histórias, exibição de filmes e oficinas culturais. Todas as atividades são gratuitas e se destinam a crianças, jovens, adultos e idosos. Em sua retomada, o projeto apresenta o espetáculo cênico-musical “Três Fadas Moribundas”, exibe “Mussum, O Filmis“; além de oferecer quatro oficinas de teatro, dança e artesanato. As oficinas, que serão realizadas de abril a novembro, recebem inscrições de 06 a 31 de março e terão início no dia 09 de abril.
De acordo com Daniel Vitral, idealizador e coordenador do projeto, a programação do festival foi pensada de forma a conectar crianças, jovens e adultos com a arte e com o aprendizado. “O Cultura & Cidadania tem impactado, há alguns anos, a vida de comunidades do interior desenvolvendo habilidades artísticas e culturais, e orientando sobre práticas de cidadania. Chegamos para mais uma edição em Carandaí com a vontade de aproximar o público do universo da arte, partindo da ideia de que a cultura é mais que um entretenimento, é também uma atividade educacional e de transformação social”, destaca Daniel Vitral.
Oficinas
“Macramê, Pintura em Tecido e Reciclagem”, ” As Cenas das Infâncias”, “Jogos Teatrais e Composição de Cenas” e “Corpo que Brinca, Corpo que Dança” são os temas das atividades formativas que o projeto Cultura & Cidadania vai promover na cidade. As inscrições são gratuitas e todos os materiais necessários serão fornecidos pelo projeto, sendo destinadas 20 vagas para cada oficina, que terão aulas semanais e presenciais. Havendo mais inscritos do que vagas, será feita seleção pela equipe do projeto, com divulgação dos alunos selecionados em 02 de abril. As inscrições podem ser feitas online (no link https://forms.gle/U9zHPjXWY2uJG8j66) ou de forma presencial, na Prefeitura Municipal de Carandaí, às segundas, quartas e sextas, ou na E. E. Pref. Gentil Pereira Lima, às terças e quintas, sempre das 14h às 17h.
Teatro
A abertura do Cultura & Cidadania em Carandaí está marcada para a quinta-feira, 11 de abril, às 15h30, com o espetáculo cênico-musical “Três Fadas Moribundas” na Escola Municipal Deputado Abelardo Pereira (Rua Coletor Clóvis Teixeira, 600 – Rosário – Carandaí/MG). A peça foi idealizada por Carol Oliveira, tem a direção de Joyce Malta e a dramaturgia de Byron O’Neill. É uma montagem divertida, voltada para todas as idades, na qual as fadas estão em busca da asa perdida de uma delas, e no meio dessa busca, falam sobre afeto, perda, busca, empatia e acolhida.
Cinema
Na sexta-feira, 12 de abril, às 19h, será exibido “Mussum, O Filmis” também na Escola Municipal Deputado Abelardo Pereira. Com direção de Silvio Guindane, a produção tem no elenco Ailton Graça (como Mussum), Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinnara Leal. O filme narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores de Os Trapalhões.
“No último ano, o projeto Cultura e Cidadania foi um verdadeiro sucesso no Distrito de Pedra do Sino, proporcionando experiências culturais enriquecedoras e atividades que elevaram o espírito coletivo. Em 2024, essa iniciativa inspiradora se expande para abranger toda a nossa amada cidade, marcando um ano especialmente significativo, pois celebramos o centenário de nossa emancipação político-administrativa. Quero expressar minha profunda gratidão aos organizadores, voluntários e a todos os envolvidos no Projeto Cultura e Cidadania. Convido cada um de vocês a participar ativamente desse evento, a se engajar nas atividades propostas e a compartilhar esse momento único com amigos e familiares. Que este projeto se torne uma celebração da diversidade e da riqueza cultural que nossa cidade abriga” destaca o Prefeito de Carandaí, Washington Luis.
O Cultura & Cidadania teve início na cidade de Barroso, em 2016, e já contemplou as cidades de Barbacena, Dores de Campos, Prados, São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. O projeto conta com o patrocínio da Cimento Tupi, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio da Prefeitura Municipal de Carandaí e produção de Lais Vitral. Uma realização da Vitral Bureau Cultural e Governo de Minas Gerais — Governo Diferente, Estado Eficiente”.
Sobre as oficinas
Oficina de Artesanato – Macramê, Pintura em Tecido e Reciclagem
Ministrante: Associação dos Artesãos do Município de Carandaí
Aulas: Terças-feiras, das 14h às 16h
Público alvo: interessados em geral, a partir de 16 anos
Local: Garças Clube – Rua Prof. Sebastião Patrus de Souza, 51 – Garças
Oficina de Teatro – As Cenas das Infâncias
Ministrante: Zilvan Lima
Aulas: Quartas-feiras, das 9h às 11h
Público alvo: crianças de 06 e 10 anos
Local: Salão Paroquial – Rua Anita Alves Caldeira, 259 – Pedra do Sino
Oficina de Teatro – Jogos Teatrais e Composição de Cenas
Ministrante: Zilvan Lima
Aulas: Quarta-feira, das 14h às 16h
Público alvo: jovens de 11 a 17 anos
Local: Garças Clube – Rua Prof. Sebastião Patrus de Souza, 51 – Garças
Oficina de Dança – Corpo que Brinca, Corpo que Dança
Ministrante: Luciana Rodrigues
Aulas: Sexta-feira, das 9h às 10:30
Público alvo: crianças de 06 e 10 anos
Local: EDA – Espaço da Arte – Rua Presidente Vargas, 98, loja 1 – Centro
Sobre a programação de abertura
Espetáculo cênico-musical Três Fadas Moribundas | 11 de abril (quinta-feira) às 15h30
Ficha Técnica
Direção: Joyce Malta
Produção: Carol Oliveira e Joyce Malta
Dramaturgia: Byron O’Neill
Atuação: Carol Oliveira, Gustavo Djalva e Paloma Mackeldy
Produção Musical: Barulhista e Gustavo Djalva
Voz em Off: Iara e Joyce
Composição do Reagaton Fadástico: Carol Oliveira, Gustavo Djalva e Paloma Mackeldy
Provocadores musicais: Joyce Malta e Gustavo Djalva
Figurino: Jonnatha Horta Fortes
Próteses: Pigmalião Escultura que Mexe
Costureiras: Irene Cavalieri e Vitória Cavalieri – Ateliê Decustume
Oficina de maquiagem: Cacá Zech
Touca de crochê: Izabela Lopes
Cenotécnico: Café Móveis
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre
Mussum – O Filmis | 12 de abril (sexta-feira) às 19h
Ficha Técnica
Direção: Silvio Guindane
Elenco: Ailton Graça, Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinnara Leal.
Duração: 123 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Mais informações:
Blog: http://culturaecidadaniacircula.blogspot.com/
Facebook: www.facebook.com/CulturaeCidadaniaCircula
Instagram: www.instagram.com/culturaecidadaniacircula/