Espetáculo científico acontece em três sessões no Teatro Estação BH
Misturar o lúdico com o teórico é uma das fórmulas mais eficazes para transferir conhecimento, sobretudo aos jovens, ávidos por experiências mais palpáveis. E é com a mão na massa que eles poderão compreender os segredos da ciência em três apresentações gratuitas que acontecem neste sábado (2) no Teatro Estação BH. O grupo Ciência Em Show, que roda o Brasil levando conhecimento e diversão ao público, traz para BH o “Science Place”, uma área itinerante de experimentos que promete cumprir seu principal propósito: ensinar a ciência de maneira descomplicada e interativa.
Em três sessões, com início às 14h, 16h e 18h, os participantes terão a oportunidade de conferir fenômenos relacionados à eletricidade, mecânica, forças e muito mais. Ao todo, sete experimentos serão apresentados ao público, incluindo a “Bexiga Elétrica”, conhecido truque que atrai fios de cabelo pelo processo de indução eletrostática, “O Voo Das Marmitas”, onde materiais metálicos eletrizados induzem a separação de cargas promovendo força elétrica capaz de movê-los, “O Copo Que Não Cai”, que utiliza a força centrípeta para manter um recipiente com água mesmo girando-o de cabeça para baixo, dentre outras demonstrações.
De acordo com Giseli Bispo, superintendente do Shopping Estação BH, a atração tem como principal objetivo proporcionar oportunidade de conhecimento gratuito e de qualidade para crianças e adolescentes, incentivando o desenvolvimento educacional e social. “Os fenômenos científicos despertam a curiosidade de todos nós e ter a oportunidade de observá-los, com a orientação de profissionais capacitados, faz tudo parecer mágica, facilitando nossa assimilação entre teoria e prática”, comenta. Para participar das sessões, os interessados poderão retirar gratuitamente os acessos através do portal Sympla. O Teatro Estação BH funciona dentro do shopping de mesmo nome, no 3o piso.
SERVIÇO
Science Place com Ciência Em Show
Data: sábado 02/03
Local: Teatro Estação BH / Shopping Estação BH / 3° piso.
Classificação: livre
Valor: gratuito
Ingresso: https://www.sympla.com.br/ciencia-em-show__2348924
Endereço: Avenida Cristiano Machado, 11833 / Vila Clóris
PROGRAMAÇÃO
Bexiga elétrica
Disciplina base: física
Tema: eletricidade, cargas elétricas
Eixo temático: matéria e energia
A eletrização por atrito foi a primeira forma controlável de se observar um fenômeno elétrico e seu estudo remonta a antiguidade. Ela é facilmente observável em fenômenos naturais, desde um pequeno choque sentido nos dias secos até raios numa tempestade. Atritando uma bexiga, percebe-se sua eletrização por causa de uma consequência visível: a ação da força elétrica, que atrai fios de cabelo pelo processo de indução eletrostática
O voo das marmitas
Disciplina base: física
Tema: eletricidade, força elétrica
Eixo temático: matéria e energia
O equipamento Gerador de Van de Graaff foi originalmente criado como um gerador de potencial elétrico para aceleradores de partículas. Muitos estão em operação pelo mundo, acelerando átomos para análise científica de suas colisões ou promovendo divertidas demonstrações de eletrostática. Materiais metálicos eletrizados induzem a separação de cargas e, por consequência, força elétrica capaz de movê-los.
Cabelos em pé
Disciplina base: física
Tema: eletricidade, potencial elétrico
Eixo temático: matéria e energia
O gerador de Van de Graaff produz potenciais elétricos da ordem de 500 mil volts. As cargas elétricas ficam distribuídas na esfera metálica capaz de eletrizar o corpo de um voluntário. Dentre os efeitos causados pela eletrização, o mais curioso é o içamento dos cabelos, fenômeno também observado em situações de atmosfera eletrizada, numa tempestade, momentos antes da queda de um raio.
Choque elétrico
Disciplina base: física
Tema: eletricidade, corrente elétrica
Eixo temático: matéria e energia
A esfera do gerador de Van de Graaff é capaz de produzir potenciais elétricos altíssimos, mas, na configuração do equipamento, a corrente elétrica produzida é muito baixa, ou seja, ele opera em baixa potência. Assim é possível estimular pequenos choques inofensivos nos participantes de maneira segura.
O copo que não cai
Disciplina base: física
Tema: mecânica, força centrípeta Eixo temático: matéria e energia
A força centrípeta está presente em qualquer movimento de rotação, desde a rotação do trem no looping de uma montanha russa até a rotação planeta Terra, que gera a força de Coriolis. Num divertido desafio de não deixar copos com água cair, os voluntários testam suas habilidades motoras e vivenciam esse importante força presente no nosso cotidiano.
O sumiço da água
Tema: materiais absorventes, meio ambiente, poluição
Eixo temático: matéria e energia
As fraldas absorventes contêm em sua composição um polímero (poliacrilato de sódio) capaz de absorver água, o equivalente a muitas vezes sua própria massa. Em contato com a água, torna-se uma espécie de gel. No experimento, um copo com um pouco de poliacrilato de sódio absorve toda a água colocada nele, gerando espanto no público
O soprador
Tema: ar, ar em movimento, pressão atmosférica
Eixo temático: matéria e energia
Um avião voa na atmosfera devido à diferença de pressão na sua asa enquanto se movimenta. Essa diferença de pressão existe por causa da velocidade do ar, que é maior na parte de cima do que na parte de baixo. Usando o mesmo princípio, é possível lançar para cima uma grande tira de papel higiênico apenas com um forte sopro. Um bonito e intrigante efeito