A banda Fino Coletivo se apresenta na Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia), nesta quinta-feira, dia 30/11. O show traz repertório do álbum mais recente “Carnaval dos Espíritos”, com mistura de ritmos, proposta sonora festiva e letras que conversam sobre amor, confraternização, espiritualidade e ancestralidade.
Do encontro entre compositores cariocas e alagoanos na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2005, surgiu o que a princípio seria um projeto para que os autores, juntos, tivessem mais espaço e visibilidade para apresentar suas canções. O grande sucesso de crítica e público com o primeiro álbum, acabou fazendo o projeto virar banda.
Desde então o Fino Coletivo segue na estrada. Até aqui, com três álbuns lançados Fino Coletivo (2007), considerado um dos 10 melhores álbuns de 2007 pelo Jornal O Globo, Copacabana (2010), Massagueira (2014). Premiados pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria Música Popular – Grupo Revelação, e o 6o Prêmio Rival Petrobras de Música, a banda vem marcando presença nos palcos das principais cidades e capitais brasileiras.
Hoje parte do Fino Coletivo reside em Lisboa, Portugal, local onde foi gravado e produzido o quarto disco de carreira da banda, Carnaval do Espíritos, que será lançado no segundo semestre de 2023 Depois de quase uma década longe dos palcos, o Fino Coletivo, impulsionado por grande sucesso espontâneo nas plataformas digitais, com mais de 30 milhões de streamings, 2 milhões de ouvintes, 50 mil seguidores em mais de 175 países, se apresentou em maio de 2023 no Sesc Pompeia, em São Paulo, com ingressos esgotados e plateia vibrante.
No segundo semestre de 2023 lançará o álbum “Carnaval dos Espíritos” com a marca Fino Coletivo: sua mistura de ritmos, proposta sonora festiva e letras que conversam sobre amor, confraternização, espiritualidade e ancestralidade. As faixas transitam pelo soul, afoxé, samba, entre outros gêneros. A intenção é trazer um pouco de cada um dos três álbuns anteriores. A espontaneidade do primeiro, a contemporaneidade e a pegada orgânica do mais recente disco. O álbum também conta com a presença de músicos renomados, como Donatinho e Claudinho Andrade nos teclados, Diogo Gomes no trompete e arranjo de sopros, Juninho Ibituruna e Zero Telles nas percussões, Davi Moraes na guitarra entre outros. Para fotos, teaser e clipping, acesse Fino Coletivo | MEDUSA (estudiomedusa.com.br)
SOBRE A AUTÊNTICA
A história da Autêntica começou em um espaço para 400 pessoas que funcionou de 2015 até o começo de 2020. Em dezembro de 2021, após quase dois anos de paralisação das atividades por conta da pandemia de COVID-19, houve o anúncio de sua reabertura. Iniciou-se uma campanha de financiamento coletivo que arrecadou fundos com ex-frequentadores da casa para financiar parte da reforma do novo espaço, agora quase quatro vezes maior que o anterior. O imóvel que a Autêntica passou a ocupar a partir do dia 28 de abril, data da reinauguração, também abrigou os bares Blue Banana e Lapa Multishow, onde foram realizados shows memoráveis nos anos 90 e início dos anos 2000, como Los Hermanos, Elza Soares e Sepultura. A nova casa tem capacidade para 1.500 pessoas, e é modulada para shows de 400 a 600 espectadores.
SERVIÇO
O que: Fino Coletivo + Graveola + DJ Aida
Onde: Autêntica (Rua Alvares Maciel, 312 Santa Efigênia – BH/ MG)
Informações e ingressos: www.aautentica.com.br