Coleção Comandando a Cena: Diretoras de Fotografia ganha quatro novos filmes no dia 8 de março
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a MUBI apresenta o especial Comandando a Cena: Diretoras de Fotografia, que destaca o trabalho artístico e técnico das mulheres que atuam atrás das câmeras. Composta por 13 títulos, a coleção presta uma homenagem às cinematógrafas que emprestaram seu poderoso olhar a alguns dos filmes mais amados e aclamados da história do cinema. De Agnès Godard, passando pela chinesa Rain Li até Caroline Champetier, a programação exalta as mulheres que, contra todas as probabilidades, deixaram sua marca na telona.
Desde o início da história do cinema, as cineastas mulheres desempenham um papel fundamental na formação de sua linguagem visual. De grandes épicos a dramas íntimos, projetos de estúdio ou experimentos vanguardistas, seu impacto na sétima arte se estende por distintos países e épocas. Ao mesmo tempo, suas enormes contribuições ainda passam despercebidas em comparação às de seus pares masculinos. Ainda que as mulheres tenham ganhado mais visibilidade dentro da indústria nos últimos anos, a cinematografia continua no último lugar em representatividade feminina.
Em seu relatório sobre os 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2022, a Celluloid Ceiling (que acompanha as estatísticas sobre o trabalho das mulheres em Hollywood) informou que somente 7% desses longas-metragens contavam com diretoras de fotografia – um aumento de apenas 3% desde 1998. Quanto ao Oscar®, só duas mulheres foram indicadas à melhor fotografia em seus 96 anos de história. Dos estereótipos sexistas à escassez de recursos, as diretoras de fotografia enfrentam numerosos e sistemáticos desafios.
Além dos já disponíveis The Falling (Agnès Godard), Sobre Café e Cigarros (Ellen Kuras), Great Freedom (Crystel Fournier), Paranoid Park (Rain Li), Holy Motors (Caroline Champetier), Babysitter (Josée Deshaies), Corpo Celeste (Hèlène Louvart), Passagens (Josée Deshaies) e Annette (Caroline Champetier), mais quatro filmes chegam ao especial Comandando a Cena: Diretoras de Fotografia neste 8 de março:
- As Maravilhas, de Alice Rohrwacher, 2014 (Hèlène Louvart)
- A Madeline de Madeline, de Josephine Decker, 2018 (Ashley Connor)
- Cameraperson, de Kirsten Johnson, 2016 (Kirsten Johnson)
- Sonata de Tóquio, de Kiyoshi Kurosawa, 2008 (Akiko Ashizawa)
Comandando a Cena: Diretoras de Fotografia
Um especial MUBI
mubi.com
IMAGENS: AQUI
SOBRE A MUBI
A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.
MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.
Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem Priscilla, de Sofia Coppola, Passagens, de Ira Sachs, Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, Ascensão e Queda – John Galliano, documentário de Kevin Macdonald, Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, Os Colonos, de Felipe Gálvez, Aftersun, de Charlotte Wells, e Close, de Lukas Dhont.
As produções MUBI incluem Rosebushpruning, de Karim Aïnouz, estrelando Kristen Stewart, Josh O’Connor e Elle Fanning; Bring Them Down, de Christopher Andrew, estrelando Christopher Abbott e Barry Keoghan; Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross; e My First Film, de Zia Anger, estrelando Odessa Young e Devon Ross. As coproduções da MUBI incluem o filme de Michel Franco, Memory, estrelando Jessica Chastain e Peter Sarsgaard; Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Løve, estrelando Léa Seydoux; Farewell Amor, de Ekwa Msangi, vencedor do prêmio Sundance; e Meu Legionário, de Rachel Lang.
Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo. Disponível em 190 países, com mais de 16 milhões de membros em todo o mundo. A MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.
Os planos de assinatura custam R$ 34,90 por mês ou R$ 298,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Apple Vision Pro, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Samsung, assim como em dispositivos móveis incluindo iPad, iPhone e Android, e também no Prime Video Channels.