EVENTO É REALIZADO ENTRE 12 E 14 DE DEZEMBRO NA CASA DE GASTRONOMIA FARTURA E NO MERCADO DA LAGOINHA
Reconhecida internacionalmente como Cidade Criativa da Gastronomia, Belo Horizonte completa 126 anos com uma cena gastronômica rica e diversa. Para celebrar os muitos sabores da capital mineira, a Plataforma Fartura realiza Fartura BH: 3ª Semana do Conhecimento, entre os dias 12 e 14 dezembro. O público pode conferir oficinas gastronômicas, palestras, capacitações e cozinhas ao vivo, além de apresentações artísticas, com participação gratuita.
As atrações de 12 e 13 de dezembro acontecem na Casa de Gastronomia Fartura, das 14h às 21h. Já a programação do dia 14 ocupa o Mercado da Lagoinha, das 12h às 20h. Com vagas limitadas, é necessária inscrição prévia no link. Um time de peso de profissionais da gastronomia do Senac MG e Sesc MG compartilham seus conhecimentos com o público, é o caso de Vani Pedrosa, Marcus Monteiro, Vitor Quaranta, Bruna Vieira, Jaciara Bittencourt, Fernanda Carvalho. Outros chefs da capital mineira, como Mariana Corrêa, Igor Fernandes, Maria Clara Magalhães, Sinval Espírito Santo e Rodrigo Costa, também estão entre os convidados.
Guilherme Sânzio, diretor de produção da Plataforma, explica que a programação dá ênfase à cultura alimentar de Belo Horizonte, ressaltando seus pratos e bebidas clássicos, que fazem parte do dia a dia de quem vive a cidade e que encantam os turistas. “O Fartura tem um importante papel na valorização de ingredientes e da cultura gastronômica brasileira. Nesta edição, fazemos um recorte das tradições e sabores de Belo Horizonte, em função do aniversário da capital. Os chefs convidados compartilham seu conhecimento com o público, receitas e segredos de seus preparos, uma oportunidade ímpar para quem admira a gastronomia local”, completa.
Programação
No dia 12 de dezembro, a Semana do Conhecimento traz para a Casa de Gastronomia Fartura uma ampla programação de oficinas, palestra e cozinha ao vivo. Às 14h, acontece a Oficina de Pães Artesanais, com a chef Bruna Vieira (SENAC MG). Já às 16h, o público confere a Cozinha ao Vivo “Comidas típicas de BH”, com o chef Marcus Monteiro (SENAC MG) e às 18h ocorre a palestra com degustação Mesa Brasil: “A Arte do Aproveitamento Integral dos Alimentos na Cozinha”, com Jaciara Bittencourt (SESC MG). Na sequência, às 20h, há a oficina “Preparo de drinks típicos de BH”, com Vitor Quaranta.
No dia seguinte, 13, a programação começa às 14h com Cozinha ao Vivo com Carol Haddad, que prepara Rabanada Romeu e Julieta. Às 16h é a vez de se aprofundar em aspectos da sustentabilidade com a palestra com Degustação Mesa Brasil: “Desenvolvendo Hábitos Alimentares Sustentáveis”. Às 18h, é possível conferir a Oficina Primórdios: “Sanduíches tradicionais de BH”, com Vani Pedrosa (SENAC MG). E quem ama compartilhar clicks de pratos deliciosos, vale a pena participar da Oficina de fotografia de alimentos com celular, às 20h, com Fernanda Carvalho (SENAC MG).
Nos dois primeiros dias do evento, paralelamente às oficinas e palestras, há atrações culturais, com intervenções artísticas para trazer ainda mais entretenimento a crianças e adultos. Entre os confirmados estão esquetes teatrais do Grupo Confesso e Contação de Histórias com Marcelino Xibil Ramos.
Em 14 de dezembro, último dia de evento, a programação toma conta do Mercado da Lagoinha, lugar muito representativo de Belo Horizonte e hoje sede do CRESAN – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional. Ali ocorrem capacitações, onde o público aprende, às 14h, técnicas de confeitaria, com a chef Mariana Correa (La Parisserie), e panificação, com o chef Igor Fernandes. Ao longo do dia, haverá ações sociais com o Fartura de Amor, com participação dos chefs Rodrigo Costa (Casa Ybirá), Maria Clara Magalhães (Matula) e Sinval Espírito Santo (Fubá). O projeto do Fartura compartilha refeições com pessoas em situações de rua e vulnerabilidade social.
O Fartura BH: 3ª Semana do Conhecimento é realizado pela Plataforma Fartura Gastronomia e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com o patrocínio Cultural e Educacional da Fecomércio MG e patrocínio da Souza Cruz e Forno de Minas.
SERVIÇO
Fartura BH: 3ª Semana do Conhecimento
126 anos de Belo Horizonte
De 12 a 14 de dezembro
12 e 13/12, das 14h às 21h
Casa de Gastronomia Fartura (R. Rio de Janeiro, 2076 – Lourdes)
14/12, das 12h às 20h
Mercado da Lagoinha (Av. Pres. Antônio Carlos, 821)
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Inscrições para atividades: https://doity.com.br/festival-fartura-bh
Mais informações: www.farturabrasil.com.br
Programação
Dia 12 de dezembro – Casa de Gastronomia Fartura
14h – Oficina de pães artesanais com Bruna Vieira (SENAC MG)
14h – Contação de Histórias com Marcelino Xibil Ramos
16h – Cozinha ao Vivo “Comidas típicas de BH” com Marcus Monteiro (SENAC MG)
16h – Carmenzitas – Grupo Confesso fazendo esquetes teatrais
18h – Palestra com Degustação Mesa Brasil: “A Arte do Aproveitamento Integral dos Alimentos na Cozinha” com Jaciara Bittencourt (SESC MG)
18h – Carmenzitas – Grupo Confesso fazendo esquetes teatrais
20h – Oficina de preparo de drinks típicos de BH com Vitor Quaranta
20h – Dama de Copas e Coringa – Grupo Confesso fazendo esquetes teatrais
Dia 13 de dezembro – Casa de Gastronomia Fartura
14h – Cozinha ao Vivo “Rabanada Romeu e Julieta” com Carol Haddad
16h – Palestra com Degustação Mesa Brasil: “Desenvolvendo Hábitos Alimentares Sustentáveis”
16h – Contação de Histórias com Marcelino Xibil Ramos
18h – Oficina Primórdios: “Sanduíches tradicionais de BH” com Vani Pedrosa (SENAC MG)
18h – Carmenzitas – Grupo Confesso fazendo esquetes teatrais
20h – Oficina de Fotografia de alimentos com celular com Fernanda Carvalho (SENAC MG)
20h – Dama de Copas e Coringa – Grupo Confesso fazendo esquetes teatrais
Dia 14 de dezembro – Mercado da Lagoinha
12h – Fartura de Amor com Rodrigo Costa (Casa Ybirá)
14h – Oficina de confeitaria com Mariana Corrêa (La Parisserie) – dois módulos, 3 horas de duração
17h – Oficina de panificação com Igor Fernandes
19h – Fartura de Amor com Maria Clara Magalhães (Matula) e Sinval Espírito Santo (Fubá)
SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL
A Plataforma Fartura tem a gastronomia como uma causa. O seu propósito é promover a transformação social e o desenvolvimento econômico, por meio de oportunidades para os integrantes dessa cadeia e compartilhamento de conhecimento gastronômico.
A iniciativa tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência/festivais – criando conexões entre os integrantes dessa cadeia.
Na prática, a Plataforma Fartura consiste em:
Expedições Fartura: viagens de pesquisa que já percorreram mais de 100 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 300 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.
Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.
Festivais Fartura: a celebração da iniciativa são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos já aconteceram em todas as regiões do Brasil e em Portugal: Belém, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Tiradentes, Brumadinho (Inhotim), Conceição do Mato Dentro, Serro e Lisboa.