Projeto realizado pelo Sistema Ocemg em parceria com as cooperativas leva teatro gratuito ao público e doa alimentos a entidades filantrópicas
Ajudando a democratizar a arte e ampliar o acesso à cultura para o público de diversas cidades de Minas Gerais, o projeto Coop Encena, realizado pelo Sistema Ocemg em parceria com as cooperativas, encerra 2023 com o objetivo cumprido. Cerca de 4 mil pessoas puderam assistir às apresentações teatrais gratuitas de “Acredite, um espírito baixou em mim” e “Velório à brasileira”, duas das peças mais populares da dramaturgia cômica mineira. Os espetáculos circularam por 13 municípios, levando ao público o humor de mãos dadas com a solidariedade: cada ingresso foi trocado por dois quilos de alimentos que, ao final, foram doados a 19 instituições beneficentes das comunidades locais. “Há 19 anos, esse projeto vem alegrando as pessoas, movimentando a economia das cidades e aplicando os princípios do cooperativismo na promoção da educação, formação e interesse pela comunidade. Mais do que cultura, o Coop Encena é uma iniciativa de responsabilidade social”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
O Coop Encena nasceu com a ideia de difundir as artes cênicas pelo Estado de Minas Gerais, proporcionando emoção e, ao mesmo tempo, estimulando o espírito de solidariedade e cooperação. A iniciativa leva espetáculos teatrais itinerantes aos municípios, sempre em parceria com cooperativas locais, e promove a troca de ingressos por alimentos não perecíveis para ajudar instituições assistenciais.
De 2004 até hoje, o projeto já alcançou um público de mais de 74 mil pessoas, em 149 apresentações, realizadas em 89 municípios com a colaboração de 387 cooperativas. Um número igual – 387 – de entidades sociais foram beneficiadas com a doação dos alimentos arrecadados. Para 2023, a missão está encerrada e o sentimento é de realização. Para 2024, a proposta do projeto é seguir em frente e crescer.