A chegada da carteira digital de trabalho trouxe mais comodidade ao dia a dia do trabalhador, agora é mais prático apresentar seus documentos ou até mesmo encontrar um novo emprego. Afinal, a digitalização trabalhou a nosso favor, removendo grande parte da burocracia que sempre atrasa o processo.
Mas e você, já tem sua carteira de trabalho digital? Ou ainda desconhece os inúmeros benefícios e mudanças que ela traz? Se você ainda não conhece esses detalhes, não tem problema. Porque o objetivo deste artigo é fornecer os principais detalhes sobre as modalidades digitais e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Então leia até o final, e confira todos os detalhes e novidades!
Quais as vantagens da carteira de trabalho digital?
Além de fazer tudo o que uma pasta de trabalho física oferece, uma versão digital oferece muitos benefícios. Como máxima praticidade e facilidade de solicitação e apresentação. Considere que agora você pode carregar todos os seus arquivos em um só lugar.
Acessar suas pastas de trabalho digitais pelo celular, smartphone ou computador é muito mais fácil, e as atualizações de documentos são mais práticas, mais acessíveis e, finalmente, cada processo que precisa ser executado leva menos tempo.
Mas não se preocupe, a versão física da carteira de trabalho ainda é válida, e você pode optar por usar a versão que melhor se encaixa no seu perfil. Mas a tendência é ganhar cada vez mais espaço e uso no nosso dia a dia devido às diversas facilidades que os documentos digitais proporcionam.
Qual a função da carteira de trabalho de acordo com a lei?
As carteiras de trabalho são abrangidas pelo inciso IV, art. 29 da CLT. Contém todos os regulamentos e normas pertinentes à Carteira de Trabalho (CTPS).
Os prazos mudaram um pouco depois da Lei de Liberdade Econômica, agora os funcionários têm prazo de 5 dias úteis para entrada na carteira, ao invés do antigo prazo de 48 horas.
No entanto, mesmo com o aumento do prazo de devolução das carteiras de trabalho aos trabalhadores, os trabalhadores ainda estão amparados para ter acesso às informações da CTPS em até 48 horas a partir da data de entrada.
Ou seja, a lei especifica como deve ser feita a anotação. E por meio dessa pergunta fica mais fácil entender porque a carteira de trabalho foi digitalizada. Afinal, essa questão vai além de agregar utilidade, e a acessibilidade dos trabalhadores aos seus arquivos também deve ser considerada.
Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital
Embora o app tenha sido desenvolvido em 2017, ele só passou a ter a mesma validade dos documentos físicos em 2019. A lei visa desburocratizar e trazer mais liberdade aos trabalhadores e empresários do país.
A proposta visa digitalizar diversos procedimentos de forma a economizar recursos e agilizar procedimentos, visando a praticidade. É também por isso que, após a Lei de Liberdade Econômica, a CTPS Digital ganhou status de oficial e, assim, pode substituir as carteiras de trabalho físicas.
Antes da digitalização das carteiras de trabalho, muitas vezes havia problemas na solicitação de cópias devido a uma série de procedimentos e burocracia. Por exemplo, uma situação em que as pessoas precisam ir a uma empresa para recuperar informações e registros.
Outra dificuldade é que as empresas precisam coletar os documentos dos trabalhadores para registrar a carreira dos funcionários, uma prática que demanda muito tempo, fazendo com que os funcionários tenham horas ou dias de trabalho que não deveriam estar presos ao programa.
Com a carteira de trabalho digital, essa situação nunca mais acontecerá, trazendo mais comodidade para a vida dos trabalhadores de escritório.
O que mudou com a carteira de trabalho digital?
Por meio da digitalização das carteiras de trabalho, as informações trabalhistas passaram a ser vinculadas ao eSocial, projeto do próprio governo federal para unificar e simplificar o cumprimento de diversas obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, reunindo-as em um único local.
O eSocial foi criado em 2014, mas ganhou maior importância ao ser associado às carteiras de trabalho.
A digitalização significa a não necessidade de fazer anotações em carteiras físicas, proporcionando mais utilidade e agilidade para anotações e atualizações por meio de entrada automática no sistema digital da CTPS.
Essa mudança revolucionou o sistema de admissão. Quando um funcionário é contratado, a empresa insere os dados no sistema eSocial para o Evento S-2200 (Cadastro Inicial para Título de Matrícula) antes do início efetivo do trabalho. Dessa forma, os funcionários não precisarão mais carregar toda a documentação em papel, pois todos os dados estarão disponíveis digitalmente.
Outra comodidade tem a ver com a assinatura do empregador. Basta que o empregado informe o número do seu CPF para que a carteira de trabalho digital receba a assinatura do recrutamento. Isso é muito mais simples e prático, e a empresa pode cadastrar seus dados pelo app, para que todas as informações sejam inseridas automaticamente.
Mas é preciso ressaltar que para que o empregador cadastre a carteira de trabalho, o empregado deve realizar o cadastro na plataforma. Assim, de todas as mudanças, a mais importante tem a ver com a simplificação e desburocratização do dia-a-dia dos trabalhadores.
CLIQUE ou TOQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL!