Noticias

Instituto Ester Assumpção renova parceria com Criança Esperança

Por meio do Programa de Assessoria e Intervenção voltado para o Desenvolvimento Educacional Inclusão e Acessibilidade – PAIDEIA, a organização não governamental vai continuar o trabalho de práticas inclusivas em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Atuando em prol da inclusão da pessoa com deficiência na educação, o Instituto Ester Assumpção, que vem trabalhando para ampliar, cada vez mais, as suas atividades, comemora mais uma vitória. Após os resultados conquistados no ano de 2022, por meio da parceria entre a instituição e o Criança Esperança, que viabilizou o PAIDEIA – Programa de Assessoria e Intervenção voltado para o Desenvolvimento Educacional Inclusão e Acessibilidade, a organização não governamental foi contemplada, mais uma vez, pelo projeto realizado pela Rede Globo em parceria com a Unesco.

De acordo com Cíntia Santos, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, o trabalho feito através do PAIDEIA no ano de 2022, foi, em primeiro lugar, voltado para preparar os profissionais da educação. “Após a escolha do nosso projeto, o PAIDEIA, fizemos um trabalho de conhecimento, para traçar estratégias. Desta maneira, o objetivo do trabalho naquele primeiro momento, foi o de preparar a comunidade escolar, os gestores e demais profissionais e técnicos envolvidos nele para agora, avançarmos. Pela dedicação de todos neste trabalho, percebemos que foi possível fazer mais pelo coletivo escolar e no final, colher bons resultados”, lembra.

Segundo a coordenadora de projetos, para dar continuidade aos trabalhos do programa no ano de 2023, o foco será na intervenção. “Vamos continuar as atividades que já estávamos fazendo, mas neste momento, focados na implementação das práticas inclusivas que visam tornar o ambiente escolar, as escolas mais inclusivas, tanto para crianças quanto para adolescentes com deficiência. Isso só acontece de verdade através do preparo dos professores, da intervenção e com esse apoio, eles terão a chance de conhecer melhor as especificidades dos alunos, além das suas necessidades educacionais. Fora isso, vão poder propor atividades mais abrangentes, garantindo metodologias de ensino realmente eficazes para as crianças e jovens ao mesmo tempo”, completa

Estratégias

Para chegar aos resultados esperados, Cíntia Santos explica que serão utilizadas duas estratégias. “A primeira é a Resposta a Intervenção (RTI), que é um modelo educacional de multiníveis/multicamadas, onde as atividades são fornecidas a todos os alunos como uma instrução de leitura de alta qualidade baseada em pesquisas dentro da própria sala de aula. Já o segunda será a Qualificação no Método das Boquinhas, que traz uma metodologia multissensorial alicerçada nas neurociências. Ou seja, relacionada aos processos de leitura e escrita indicado para alfabetizar quaisquer crianças e mediar/reabilitar as dificuldades da leitura e escrita. Assim, focados na implementação das práticas inclusivas que visam tornar o ambiente”.

Expansão do trabalho

A psicóloga adiciona que a renovação da parceria é uma nova oportunidade para que o Instituto Ester Assumpção expanda ainda mais o trabalho que já faz há anos, em prol das pessoas com deficiência. “Para nós, o projeto é muito importante, pois permite que ampliemos nossa atuação, além de estar em consonância com nossa causa: ‘Educação para Inclusão’. Assim como Dona Ester, nossa fundadora, acreditamos que a educação tem papel transformador e que a convivência com a diversidade desde os primeiros anos é essencial para a promoção da cidadania e participação social das pessoas com deficiência em todos os âmbitos possíveis”, conclui. Cíntia Santos.

Sobre o Criança Esperança

Há 38 anos, o Criança Esperança cria oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens em todo o país. Até hoje mais de R$ 445 milhões em doações foram investidos no Brasil em mais de seis mil projetos sociais, beneficiando mais de quatro milhões de crianças, adolescentes e jovens em todo país.

Instituto Ester Assumpção

Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.

Site: https://www.ester.org.br

Instagram: https://www.instagram.com/institutoesterassumpcao/

Facebook: https://www.facebook.com/institutoesterassumpcao/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *