Debates, rodas de conversa, Encontros com os Filmes, Conexão Brasil CineMundi e Fórum de Tiradentes fazem parte da programação gratuita de discussões e bate-papos na 27a Mostra de Cinema de Tiradentes
Sempre mobilizando as centenas de participantes da Mostra de Cinema de Tiradentes todos os anos, o Seminário do Cinema Brasileiro chega à sua 27a edição em 2024, durante a programação do evento, entre os dias 19 e 27 de janeiro. O Seminário é ação fundamental para quem acompanha os curtas, médias e longas-metragens, criando o que o crítico André Bazin chamava de “extensão da experiência cinematográfica”. As atividades vão reunir mais de 100 profissionais no centro das discussões, ao longo de 40 debates, sendo 21 deles integrantes da série Encontros com os Filmes, nos quais críticos convidados discutem com realizadores e público os títulos das mostras Aurora, Foco Olhos Livres. Além destes, acontecem bate-papos pós-sessão de diversas outras mostras, quatro debates conceituais a partir da temática “As formas do tempo”, cinco rodas de conversa e um encontro internacional.
No debate inaugural (dia 20, sábado, às 10h), os curadores da 27ª Mostra apresentam a temática conceitual “As formas do tempo”, que norteia a seleção de filmes e discussões este ano. A ideia dialoga com a ousadia das produções exibidas na Mostra Tiradentes e com a tentativa de compreensão ampla de como fazer filmes no Brasil hoje e agora pode impactar suas estéticas. A demanda de eficiência e a velocidade dos acontecimentos no mundo solicitam novas formas da atenção e dos sentidos, mais rápida, fragmentária e ansiosa. Tendo em vista as condições, circunstâncias e debates atuais no audiovisual brasileiro, que tempos e temporalidades atravessam a noção de contemporâneo nas práticas cinematográficas, nas ideias, nas imagens e, sobretudo, nos filmes brasileiros contemporâneos? Participam curadores e curadoras da Mostra: Camila Vieira, Juliano Gomes, Leonardo Amaral, Lorenna Rocha, Mariana Queen, Pedro Guimarães e Tatiana Carvalho Costa, sob coordenação de Francis Vogner dos Reis, também mediador do encontro.
A temática aparece em outros debates conceituais. “Tempo criativo e ‘gestão do tempo’ do audiovisual brasileiro contemporâneo” (dia 22, segunda, às 16h45) reúne Bernardo de Oliveira, crítico de cinema, professor e produtor, Clarissa Campolina, diretora, roteirista, montadora, professora e curadora, e Felipe Bragança, cineasta, para tratarem sobre quais são os custos humanos e econômicos do tempo acelerado na indústria audiovisual contemporânea e questionar se o tempo acelerado da grande indústria é um padrão a ser adotado pela produção independente.
Na quinta-feira (25), às 15h, a mesa “Quais as formas do tempo no cinema contemporâneo brasileiro?” analisa o tempo em suas formas fílmicas – tempo da duração do filme, o tempo interno das cenas, o tempo rítmico da montagem, o tempo espacializado, o tempo histórico do qual o filme é um documento, o tempo do ofício, o tempo criativo da realização e o tempo de quem assiste ao filme com seus efeitos físicos e cognitivos. Os convidados Kleber Mendonça Filho, cineasta, Lia Bahia, pesquisadora, e Luiz Carlos Oliveira Jr, crítico e professor, vão discutir que tempos e temporalidades compõem as práticas cinematográficas, nas ideias, nas imagens e, sobretudo, nos filmes brasileiros contemporâneos.
Por fim, na sexta-feira (dia 26), às 15h, “O tempo do plano, o tempo do processo: duração e invenção” reúne Ariel Ortega, cineasta indígena e líder Mbyá-Guarani, Claudia Mesquita, professora e pesquisadora, Ernesto de Carvalho, cineasta, fotógrafo e montador, e Neville d’Almeida, cineasta e artista multimídia, para tratarem de processos de realização que são resultados da invenção de modos de fazer não industriais e como os artistas veem a matéria do tempo como elemento político de criação e pensamento sobre as imagens.
O Seminário conta ainda com atividades do 2o Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, que tem seu debate inaugural no dia 20 (sábado), às 11h30, na mesa temática “Formação, direitos culturais e o futuro do audiovisual brasileiro”. Vão participar Margareth Menezes, ministra da Cultura; Jarbas Soares Júnior, Procurador Geral do Ministério Público de Minas Gerais; Fabrício Noronha, secretário de Estado de Cultura do Espírito Santo e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura de Belo Horizonte e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados; e Pablo Soares Pires (Dom Black), assessor do audiovisual da Secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com mediação de Débora Ivanov, coordenadora executiva do Fórum.
O Seminário abriga ainda a Conexão Brasil CineMundi, que interliga a Mostra ao programa de coprodução internacional que ocorre anualmente em Belo Horizonte. No dia 24 (quarta-feira), às 15h, no Cine-Teatro, o debate “Além do espelho: programar filmes latino-americanos na América Latina e na Europa” vai discutir quais são as semelhanças e as diferenças mais gritantes entre programar um filme latino-americano na América Latina e na Europa e como driblar as possibilidades de se curvar a uma linha hegemônica no Primeiro Mundo sem provocar um choque de incomunicabilidade entre o filme e seu público. Participam Esmeralda Vivas, diretora de programação do Festival Internacional de Cinema em Guadalajara (México),
Paola Buontempo, programadora do Festival Internacional de Cinema de Mar del Palta (Argentina), Roger Koza, programador do Filmfest Hamburgo e Viennale (Alemanha/Áustria), Vanja Milena Munjin Paiva, programadora do FICValdivia e IndieLisboa (Chile/Portugal), e Walter Tiepelmann, coordenador do Málaga WIP/Diretor artístico FIDBA (Espanha/Argentina).
A internacionalização do cinema latino-americano volta à conversa na mesa “Latinidades em questão: Europa, América Latina, Brasil”, no dia 24 (quarta), às 16h45, na qual se irá tratar de critérios e valores dos filmes brasileiros visionados pelas curadorias francesas e alemãs postos em perspectiva de uma historiografia das formas, temas e contextos contemporâneos. Estarão no encontro Paola Raiman, programadora do Entrevues de Belfort (França), e Sven Pötting, codiretor do LAFITA – Festival de Cinema Latino-Americano de Munique (Alemanha).
Serão promovidos Encontros de Cinema com rodas de conversas no Cine-Lounge, vão expandir as discussões de filmes e tendências durante a Mostra de Tiradentes, com recortes e temas variados, reunindo espectadores e curiosos, num formato mais informal e aberto, ao longo de toda a semana, sempre às 19h. Os convidados desta edição são Sabrina Greve, Simone Spoladore e Matheus Nachtergaele.
Confira detalhadamente toda a programação do Seminário do Cinema Brasileiro clicando aqui.
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 27ª edição de 19 a 27 de janeiro de 2024, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe 145 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br
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Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2024.
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Na Web: mostratiradentes.com.br
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SERVIÇO
27a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 19 a 27 de janeiro de 2024 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio: CBMM, AYMORÉ, ITAÚ, CIMENTO NACIONAL, CSN, ANCINE, COPASA/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural e Educacional: FECOMÉRCIO MG SENAC SESC, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA
Parceria Cultural: SPCINE| PREFEITURA DE SÃO PAULO
Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, TECNOGERA, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO GOETHE, CTAV, CANAL BRASIL, CANAL LIKE, MISTIKA, FESTIVAL DE MÁLAGA, O2 PLAY, NAYMOVIE, DOT, THE END.
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS
MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL| UNIÃO E RECONSTRUÇÃO